11 fevereiro 2009

Nacionais em sequência

Deus e o Diabo Na Terra do Sol (Glauber Rocha - 1964): Certamente é um filme biográfico, registro histórico, de costumes e época que, como todos sabem, conta a história do cangaceiro Virgulino, vulgo Lampião, que viveu nas terras do sertão sergipano no início do século passado e matou muita gente. Quanto ao filme, basta dizer que não é à toa que é um clássico do cinema nacional. Muito bem contado e "cortado"!


Quanto Vale ou é Por Quilo (Sérgio Bianchi - 2005): Um tema que atinge diretamente o âmago de um ser que passou boa parte de sua curta vida engajada em projetos sociais, como voluntária ou profissional do tão afamado terceiro setor, como, por exemplo, eu! Não há como negar que o filme expressa uma lógica perversa inerente às atitudes ditas de boa vontade para com os semelhantes, amém! A miséria é mercado, bem como a riqueza, o amor, a tristeza e a esperança o são. Todos os mercados são criticáveis, contudo temos de convir que se em tudo há mercado e prostituição - e que atire a primeira pedra aquele que nunca ... - em algum lugar há de se escolher para abrir as pernas. O que dói de fato, e neste ponto o filme tem razão, é que a hipocrisia grita mais alto neste caso.

Última Parada 174 (Bruno Barreto - 2008): Por vezes se confunde o gênero documentário com denúncia, neste caso não é diferente! O filme denuncia o despreparo e o amadorismo da operação anti-sequestro da polícia do Rio de Janeiro, contando aquele famoso caso do ônibus acontecido no ano de 2000. O filme vai perscrutar a história do protagonista, o menino Sandro, que já havia sido coadjuvante no "holocausto" da Candelária e sobreviveu. Alguns minoritários "abastecidos" chegaram a criticar o filme, por considerar que este vitimava a figura do sequestrador. Bem, creiam ou não nas vozes agônicas dos direitos humanos, vejo por ai que tem gente que mata, sequestra e rouba por bem menos, tendo uma vida bem mais linear e ordinária, além do mais todos têm direito de defesa e de reinserção na sociedade - pelo menos, em tese.

Nenhum comentário: