26 julho 2005

Efeito Borboleta

Se Silmara não tivesse ido ao churrasco de sua prima Ieda aos 19 anos, não teria conhecido o amigo do namorado de sua amiga Mara, Alberto. Tão pouco, teria se apaixonado perdidamente por este que lhe pediu a mão em casamento após 3 anos de namoro. Assim, também, Rafael não teria nascido.
Hoje, aos 19 anos, Rafael almeja ingressar em uma faculdade. Mergulha em profundos estudos quase que obsessivamente para conquistar uma única vaga no ensino supeior público.
Se um cidadão não estivesse portando R$ 200 mil em uma maleta mais U$ 100 mil em sua cueca no dia 9 de Julho de 2005, talvez Rafael não teria tido 3 anos de insucessos em sua luta.
Mara, por sua vez, já não gozava de tão boa saúde há 3 anos quando Rafael estava aos 19. Descobriu-se uma leucemia praticamente impossível de ser tratada adequadamente. Não há vista dos remédios prescritos nos postos de saúde públicos e, diante de uma emergência, raramente consegue-se uma internação recomentada, quando muito, uma consulta.
Se Alberto não fosse "afro-descendente", Rafael não teria ingressado à faculdade aos 23 anos.
Se dezenas de parlamentares não vendessem opinião por R$ 30 mil por mês, Mara não teria morrido aos 40 à espera de uma internação.
Se eu não tivesse ouvido de uma professora de "Realidade Sócio-política e Econômica Brasileira" que "a corrupção não é tão ruim para o país, mas sim essa Política Econômica perversa das elites", eu não teria escrito este post 3 anos depois.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dani,

Tá show, eu só não entendo essa sua capacidade de ligar as idéias com tanta facilidade...e falar o que realmente te interessa...
Tá BEM legal !
Na

Anônimo disse...

olha um texto ideológico aqui! sempre lembro da gorete nesse teatrão de mensalão e etc...

Anônimo disse...

com esse lance de Se... da para fazer varias linhas de raciocinio:

se um pai nao tivesse garra para continuar lutando para sustentar seus filhos... e se ele nao tivesse tido a idéia de continuar firme e forte mesmo morando em um chevette e nao tivesse arrumado a solucao de virar quase médico... sua filha nao teria passado por tantas coisas barra e nao teria ido para a Disney... tb nao teria amadurecido tao rapido, bem como nao teria uma visao tao critica de tudo !

se os caras q roubam o dinheiro da populacao, tivessem sido roubados desta forma... creio q nao nunca roubariam !

se a biba nao tivesse arrumado namorado, o horário das abobrinhas quinzenais continuaria o mesmo !

se as pipocas nao pulassem tanto na hora de estourar, nao precisaríamos usar tampa na hora de faze-las !

se relacoes públicas fosse tao importante qto os professores da Cásper acreditam, todas as empresas teriam como maioria de seus funcionários, RPs !

se bob marley nao tivesse fumado tanta maconha, nao teríamos tantas músicas !


nossa... pensei em tudo isso na mesma hora q li seu texto ! Como minha cabeca consegue fazer tantas associacoes sem ligacao, ao mesmo tempo hein !