10 janeiro 2009

Saló ou Os 120 Dias de Sodoma - Pier Paolo Pasolini (1976)


Boçal, grotesco, repugnante, asqueiroso, nojento! Confesso que este filme - preste atenção - me fez vomitar. Não pude assistí-lo de uma só vez, tive de repousar um pouco da perturbação. Este, não é - preste atenção - propriamente um bom filme, mas um filme boçal, grotesco, repugnante, asqueiroso e nojento, pois assim deveria sê-lo. Se a intenção do filme era retratar o prazer erótico no qual os detentores do poder exercem sobre os submissos, o fez com maestria. Não sou grande admiradora da obra do Marquês de Sade, tampouco vanglorio a produção cinematográfica de Pier Paolo Pasolini, contudo se for quesito de qualificação de uma boa obra, um filme lhe atormentar a ponto de embrulhar-lhe o estômago, então trata-se aqui de uma obra prima! Se for instrumento de questionamento dos desumanos abusos de quem governa arbitrariamente acima do bem e do mal, então este é um filme magnificamente político! Se for ferramenta para a conscientização acerca da natureza humana perante suas circunstâncias, então melhor o espectador não se permitir sucumbir pelo próprio estômago!
O filme é dividido em capítulos, o primeiro que se segue já anuncia o que virá: o inferno! Logo após, as cenas são descritas como círculos, tais como, o circulo das manias, das fezes e da morte! Trata-se sim de uma obra de ficção, mas qualquer semelhança com ditaturas já tidas mundo afora, até com a mais atual Guantânamo, não se trata de mera coincidência!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vixi!Não sei se tbm teria estômago para digerir tal "obra" numa "talagada só!". Mas considero importante este tipo de realidade. Sim... uma realidade! Existente, latente, obscura, de tempos remotos, porém, contemporânea!
Mas para que sua semana comece com uma realidade mais floral, leve e "digestiva" te dedico estes 2 pensamentos e um poema do meu poeta, pensador...preferido Mário Quintana:
"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."

"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!"

*QUEM SABE UM DIA*

Quem Sabe um Dia
Quem sabe um dia
Quem sabe um seremos
Quem sabe um viveremos
Quem sabe um morreremos!

Quem é que
Quem é macho
Quem é fêmea
Quem é humano, apenas!

Sabe amar
Sabe de mim e de si
Sabe de nós
Sabe ser um!

Um dia
Um mês
Um ano
Um(a) vida!

Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois

Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois

Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois

Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois

Mário Quintana.

Bjs e ótima semana!!!
Ps. Não esqueça de cuidar de seu jardim! (rs)
Cla9