02 janeiro 2006

O Mundo como Representação do Átomo

Era sempre uma vez, três patinhos na lagoa. O Hidrogênio, o Deutério e o Trítio.

Apesar de não haver utilidade pato-lógica alguma, esses três elementos se diferenciavam pelo número de asas.

A considerar sua ordem de apresentação no primeiro parágrafo, atribuiremo-lhos uma asa, duas asas e três asas.

É sabido que asas não podem ver, mas seus distintos números de asas, proporcionavam-lhes diferentes visões da lagoa.

Deutério nem se preocupava muito com ela. Trítio questionava a serventia de sua terceira asa. Hidrogênio, coitado, sofria de complexo de inferioridade.

Quanta de energia: Os três elementos vão se bicar (sai de baixo!).

Ao notarem a isotopia ali existente, sucede um estranho fenômeno com Trítio e Hidrogênio: Crise Existencial.

Do Princípio da Incerteza: "Não é possível calcular a posição de um pato na lagoa"

Hidrogênio esforçava-se para bater suas nadadeiras o mais rápido possível em direção a Deutério que, por sua vez, nadava para bem longe de Hidrogênio. Trítio nada fez, desde então, além de concluir que viver em função de asas é tão inútil aos patos quanto as próprias asas, e dirigiu-se, só, à beira da lagoa.

Quantas ondas esta produzia!
Enquanto,
Hidrogênio se abatia,
do disforme Deutério fugia,
e Trítio concluia que nada sabia.

Cadê o pato?
Pato aqui
Pato acolá
Em uma lagoa onde não há dois patos com o mesmo número de asas, no quê mais poderia dar?
(O "r" você vai ter de buscar)
Nada
r
Glossário das representações:
Lagoa = átomo e mundo
Patos = elétrons e pessoas
Tema central do texto: causas e efeitos individuais e coletivos do relacionamento entre diferentes patos.
Post Scriptum:
Do ponto de vista atômico-filosófico, podemos considerar o núcleo do átomo, não representado no texto, como sendo a Mãe Natureza, na qual os prótons são as plantas e os nêutros, as formigas.
Além destes, o átomo é formado por uma Orbital de sete camadas (K,L,M,N,O,P,Q) que podemos representar como as mais diversas realidades, ou, número de asas por pessoa.

9 comentários:

Anônimo disse...

Então deixa eu ver:
Se Haydée tem uma asa, então meu nome é Deutério.
Ó céus.

Anônimo disse...

Hehehe! Muito bom, além de didático para a Química e a filosofia, é uma bela fábula!
:)

Anônimo disse...

E ae, moça bonita? Tudo bom?

Quanto ao texto só tenho a declarar: "volte à poesia"... Mais suave do que colocar pessoas em "exatas"... Bem, não há como agradar a gregos e troianos, mas eu prefiro você mais suave... jejeje

B-jo doce!

PS: é bom ter você de volta postando no Bloguisteria!! Até que enfim!! jeje

Anônimo disse...

Eu confesso... sempre odiei química, e vc me fez confundir mais ainda!! Feliz 2006 :)

Danielle Ribeiro disse...

Mia, meu anjo ... com química, matemática, física, e até com escatologias de dejetos orgânicos, a poesia está nisso tudo ai ... tente pensar por essa perspectiva, já que vc enxerga a poesia de forma tão suave, tente enxergá-la até onde não parece haver uma ... vc verá como o mundo é largo .. com e sem rimas, de parágrafos e estrofes, bem e mal escritas ... e viva a poesia!!! ;-) ... beijos

Anônimo disse...

A poesia me realiza, nela eu alcanço meu octeto, me torno gás nobre. Um beijo bege!

Kimu disse...

O mundo particular...em labirintos. Dá pra se perder, não dá? rs. Um beijo!

Doutor X disse...

Notável imaginação a sua em arregimentar conhecimentos e fazê-los histórias metaforizadas. Eis a imaginação necessária para que um ser deixe a sua mente deixe fluir no papel,eliminando os pensamentos vãos e fazendo você caminhar cada vez mais forte na área da sensibilidade perceptiva, tal qual um Cyrano de Bergerac...
Beijos minha amiga, em sincera consideração pelo teu trabalho e tua pessoa aqui estou.

Anônimo disse...

Ai Ai.. cheguei de férias agora.. tem areia no cérebro.. ahahaha...
Impossivel comentar.. mas me enxergo num desses patos ai.. oh boy.. is it always like that?? WHY???
menina to com saudade viiiu...
Vem pra cá almo~çar com a gente???Cafezinho after lunch.. heheh;
bjs