21 janeiro 2006

Soneto para a ária de um castreto

Aos seus pés, cordas, madeiras e metais de homens em fosso
Vibram invisíveis aos olhos seus
Vociferam arpejos aos céus
No enigmático soprano de um moço

Magnificência aguda em contraste com o grosso tronco
Como um prelado em tons de rosa
Que da incisão da tuba vira harpa
E da evolução da flauta faz-se o bombo

Ecoa seu prelúdio a uma platéia laica
Com trêmulos trinados em semicolcheias e tresquiáltas
A falsetear a noção de tônico

Em suas cordas há mais de um sopro
De seus sopros emana alma
Em sua alma há mais de um corpo

Glossário Técnico Musical:

Castreto: Cantor de ópera, já extinto, castrado em sua puberdade para modulagem de sua voz.
Fosso: É onde a orquestra fica em uma ópera
Trinados: Repetição de uma sequência de notas próximas, por exemplo, dó, ré, mí ... dó, ré, mi ... dó, ré, mi ... e assim vai ...
Semicolcheias: Sequência de 4 notas
Tresquiáltas: Sequência de 3 notas
Prelado: Título honorífico eclesiástico
Ária: é a composição musical para vozes

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom... esse glossário técnico musica não me ajuda em nada...rs.

Não tenho a menor e mais remota idéia das suas intenções ao escrever esse texto.. vai ter de me explicar tim-tim por tim-tim.. hahaha

e vai ter que esperar eu sair da fase "uploading love files intensively" pra que eu consiga entender algo além de emitir somente meus "ai-ais apaixonados".. ahhahahaha

O almoço vai rolar essa semana??

Saudade mega hiper ultra !
bjs

Anônimo disse...

Meu atestado de burro, quando é que fica pronto?

Anônimo disse...

Além da beelza da poesia, o glossário em foi muito instrutivo Dani!!!!
beijos!!!

Anônimo disse...

tô na ária.

beijo de arrudA

Anônimo disse...

Gosto singularmente do última estrofe "...Em suas cordas há mais de um sopro
De seus sopros emana alma
Em sua alma há mais de um corpo." Como se a música tomasse conta de corpos, é assim que entendo, a alma dos acordes, acordando as almas...
Adoro suas visitas, e adorei o texto de MIM, coincidências astrais... beijos de mim

Doutor X disse...

"Em suas cordas há mais de um sopro
De seus sopros emana alma
Em sua alma há mais de um corpo"

Concordo com o dito de madame...excepcional parte...das cordas que vibram e emanam a profundidade intrínseca da música em alma,corpo e...imaginação...

Nobres considerações à ti.
Doutor X

P.S - Gostaria de sanar algumas dúvidas contigo quanto a formulação do blog, alterando uma pequena parte significativa para mim...existe algum manual disto? Como faço para para anexar os blogs interessantes? Há como expôr posts que outrora postei e que se por acaso alguém fizer algum comentário nele, eu ter alguma resposta? ...Caso possas me auxiliar quanto estas questões muito me alegraria, querida amiga.

Anônimo disse...

qdo fazia piano não gostava mto da semicolcheia nos solfejos das aulas teóricas...